Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem.
 

Serviço de Apoio Domiciliário

INTERNATO SÃO JOÃO / Serviço de Apoio Domiciliário

01O que é o SAD ?

O SAD é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a pessoasO SAD é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a pessoas, no seu domicilio, que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou a realização das atividades da vida diária – de acordo com o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social que estabelece as condições de instalação e funcionamento do serviço de apoio domiciliário através da Portaria n.º 38/2013, de 30 de janeiro.

Entre os objetivos do SAD está previsto que contribua para a permanência das pessoas no seu domicílio, evitando o recurso a estruturas residenciais enquanto for possível a pessoa manter a sua autonomia, sem prejuízo para a sua qualidade de vida.

A família alargada da pessoa que beneficia dos cuidados e serviços é envolvida na definição de um plano individualizado., no seu domicilio, que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou a realização das atividades da vida diária – de acordo com o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social que estabelece as condições de instalação e funcionamento do serviço de apoio domiciliário através da Portaria n.º 38/2013, de 30 de janeiro.

Entre os objetivos do SAD está previsto que contribua para a permanência das pessoas no seu domicílio, evitando o recurso a estruturas residenciais enquanto for possível a pessoa manter a sua autonomia, sem prejuízo para a sua qualidade de vida.

A família alargada da pessoa que beneficia dos cuidados e serviços é envolvida na definição de um plano individualizado.

02Quem pode beneficiar do SAD?

Residentes na Freguesia de Arroios – numa fase inicial, prevendo-se o alargamento do SAD a outras Freguesias de Lisboa -, que habitem sozinhos ou com outras pessoas, da sua família ou não, independentemente da sua idade e cujas necessidades possam ser supridas através do SAD.

03Que serviços de apoio estão disponíveis?

Os serviços de apoio e cuidados a prestar a cada pessoa podem incluir:

. Cuidados de higiene e conforto pessoal;
. Cuidados de imagem;
. Serviços de higiene habitacional necessária à prestação de cuidados;
. Serviços de tratamento de roupa de cama e cortinados e outros elementos de conforto pessoal e habitacional;
. Realização de pequenas modificações ou reparações no interior do domicílio;
. Fornecimento de refeições e/ou apoio na toma das refeições, cumprindo prescrições médicas restritivas;
. Atividades de socialização e inserção social, incluindo lazer, cultura, aquisição de bens e serviços, pagamento de serviços, deslocação a entidades na área de Lisboa ou a locais de bem-estar pessoal.
. Formação e sensibilização de familiares e cuidadores informais para a prestação de cuidados adequados;
. Realização de atividades ocupacionais.

Cada pessoa opta pelos cuidados e serviços mais adequados, estabelecendo um contrato que menciona o valor a pagar mensalmente e o período horário para a prestação dos cuidados ou serviços escolhidos. Estas opções são orientadas pela direção técnica do SAD, que elabora um plano individualizado em conjunto com a pessoa que vai beneficiar do serviço e a sua família.

04Como são prestados os cuidados e serviços?

Os cuidados e serviço podem ser prestados:

1. no domicílio ou residência (por exemplo cuidados de higiene pessoal);
2. na comunidade (por exemplo, serviço de acompanhamento);
3. nas instalações do ISJ (por exemplo, lavandaria de roupa de cama e cortinados).

05Por quem são prestados os cuidados e serviços?

Os cuidados e serviços são prestados por profissionais qualificados, sozinhos ou em equipa, de acordo com os cuidados e/ou serviços a prestar, sob supervisão de uma diretora técnica.

Entre os profissionais estão ajudantes de ação direta, que prestam cuidados diariamente ou com regularidade, e tarefeiros, que prestam serviços pontuais sob marcação prévia.

O SAD pode contar com a colaboração de voluntários e estagiários.

06Que instituição gere o SAD?

O SAD é uma valência do Internato de São João (ISJ), uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), localizada na Travessa do Loureiro, Lisboa.

A ação do ISJ através do SAD é desenvolvida em articulação com a Rede Social de Lisboa; a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através do Projeto RADAR; a Junta de Freguesia de Arroios e sob tutela do Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS) que procede ao acompanhamento, fiscalização e avaliação.

01História

Nasceu com a designação de Asilo de São João, no dia 2 de julho de 1862, e foi uma iniciativa de um grupo de homens protagonizada pelo eminente parlamentar José Estêvão Coelho de Magalhães. Com a anuência do Ministro do Reino, Anselmo José Braancamp, José Estêvão reuniu as condições logísticas necessárias para albergar vinte jovens que tinham ficado sem teto, após a saída para França da congregação religiosa das Irmãs da Caridade.
O ano de 2012 marcou o fim de um trajeto de proteção, assistência, formação e educação de jovens raparigas com, precisamente, século e meio de existência. Hoje, o Internato de São João é uma residência universitária, mas projetos não faltam, com os olhos postos no futuro.

  • Alienum phaedrum torquatos.
  • Eos ei nisl graecis, vix aperiri consequat.
  • Eius lorem tincidunt vixat.
  • Facilisis urbanitas moderatius.
  • Eos ei nisl graecis, voconsequat.
  • Eius lorem tincidunt vixat.

02Charity projects

In nam case audiam, omnis deleniti ex eos. Paulo offendit delectus et eam, mel ne libris fabulas dissentiet, mea an enim accusata. Quo ea erat justo, mea ex omnis postulant. Viderer eripuit mel at, per ad nibh volumus. An has impedit epicuri euripidis, no mei fabellas praesent.Qui no graeco omnium, te mei natum summo. Eu sed mucius integre voluptaria, qui ne consequat ullamcorper. Pro at munere appetere adipiscing, simul sapientem qui te, meis mentitum voluptaria at.

Alienum phaedrum torquatos.

Eos ei nisl graecis, vix aperiri consequat.

Eius lorem tincidunt vixat.

Facilisis urbanitas moderatius.

03Foundation and events

Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem ei est. Eos ei nisl graecis, vix aperiri consequat an. Eius lorem tincidunt vix at, vel pertinax sensibus id, error epicurei mea et. Mea facilisis urbanitas.

Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem ei est. Eos ei nisl graecis, vix aperiri consequat an. Eius lorem tincidunt vix at, vel pertinax sensibus id, error epicurei mea et. Mea facilisis urbanitas.

Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem ei est.

Leadership 0
Volonteer 0

Peça mais informações agora mesmo.

    Clique aqui para ver o Regulamento Interno do Serviço de Apoio ao Domicílio
    Clique aqui para efetuar a pré-inscrição no SAD